Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas

Estufa da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas.

       A cidade de Areia, localizada no Planalto da Borborema, conhecida pelo valor histórico, turismo cultural e riquezas naturais, abriga desde 2005 a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas (Adesmaf), projeto de trabalhadoras rurais do interior paraibano.
       A iniciativa surgiu após a atual presidente, Márcia Maria de Souza, terminar o ensino médio e inicia os estudos no ensino superior no curso de Agronomia, começar a avaliar as perspectivas profissionais de jovens mulheres agricultoras no brejo da Paraíba.


Integrantes do projeto Caminhos do Roçado em visita à Asdef
em 2017.


      Assim, foi planejada e construída a primeira estufa - artesanal - da Associação, reutilizando produtos como garrafas PET e pedaços de madeira para a produção de pequenos vasos. Reunida com parentes e amigas agricultoras, Maria obteve apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e iniciou os processos de plantio e vendas.

       Em 2010, as integrantes da Adesmaf apresentaram o projeto a Onno Hattinga Van’t Sant, embaixador da Holanda no Brasil, que em visita ao interior paraibano demonstrou interesse nos empreendimentos ambientais, apoiando a Associação com um recurso que possibilitou a construção de oito estufas e a contratação de novos funcionários.


        Com o apoio da Embaixada Holandesa e cursos e capacitações dadas pelo SEBRAE e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a Adesmaf hoje conta com uma equipe formada por dez pessoas, em seu núcleo principal - estudantes e profissionais dos cursos de Agronomia e Química - e cerca de cem associados.

Comentários

Postagens mais visitadas